Oito dias de ações para se ter um acesso construído. Essa é a previsão apresentada pelo Dnit para, pelo menos, fazer um trabalho paliativo no trecho da BR 222, entre Bom Jesus das Selvas e Açailândia, no sudoeste do Maranhão.
A pista cortou durante uma chuva na última terça-feira (26) e o trabalho de recuperação começou, mas o Dnit informou que precisa de, no mínimo, 8 dias para fazer um acesso inicial, ou seja, prazo até próxima terça-feira (02).
A PRF acompanha o caso e sugere que as viagens sejam feitas pela BR 226. O trecho cortado é um dos principais caminhos entre os municípios da Região Tocantina e São Luís, por exemplo.
Durante a interdição do km 598 da BR-222, a PRF recomenda trechos alternativos mais seguros. Quem está no noroeste do Maranhão e deseja entrar na região tocantina, tem que contornar a Serra do Gurupi, em direção ao Pará, pela BR-316. Chegando lá, pega a esquerda em direção à BR-010, saindo depois da cratera.
Para quem está na região Metropolitana de São Luís, o trajeto recomendado é pegar caminho em direção ao município de Peritoró, na BR-135, passando pela BR-316. Chegando na cidade, o condutor deverá pegar novamente a BR-135, em direção a Presidente Dutra e depois virar à direita na BR-222, indo a Tuntum, Barra do Corda e Grajaú.