Após a audiência pública realizada na câmara municipal de Imperatriz, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz determinou que a Ratrans troque todos os ônibus que fazem parte da frota da cidade devido as várias reclamações de falta de estrutura nos coletivos.
A empresa tem 15 dias para apresentar um plano de aquisição dos novos veículos. A decisão determina ainda, que a prefeitura de Imperatriz apresente, também no prazo de 15 dias, documentos e provas que comprovem a fiscalização do contrato de prestação de serviços da empresa de transporte.
O descumprimento das determinações podem gerar multa individual de R$20 mil, podendo chegar a até R$2 milhões. A decisão é assinada pela juíza Ana Lucrécia Sodré. A Ratrans participou da audiência pública e informou que está avaliando a decisão da justiça.
Na audiência, participaram muitos usuários do transporte público revoltados com a situação dos ônibus, por causa dos atrasos constantes, frota sucateada, o que faz com que, muitas vezes, as rotas tenham ônibus quebrados.
Essas reclamações já foram alvo de inspeção da 2ª Vara da Fazenda Pública. A ação civil pública, que teve como etapa importante a audiência, foi proposta pela Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual por causa de reclamações constantes dos usuários do transporte público.