Nesta sexta-feira (19), uma operação conjunta entre a Polícia Civil do Pará e a Polícia Civil do Maranhão, por meio da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), está sendo realizada em Imperatriz, resultando em uma série de prisões e apreensões de veículos e motocicletas. A operação, denominada “Fake Bill,” tem como foco o combate a crimes cibernéticos.
A equipe da TV Nativa acompanhou o trabalho especial desde o início da madrugada de hoje, quando foram cumpridos mandados em vários bairros da cidade, como Vilinha, Centro, Bacuri, Parque Anhanguera e outro pontos da cidade.
A investigação visa desmantelar um grupo criminoso local que aplicava golpes na internet por meio de um site falso, fingindo ser a Equatorial. Esse grupo causou prejuízos a várias vítimas nos estados do Pará, Maranhão e em outras regiões.
De acordo com as investigações, quando um consumidor usava ferramentas de busca para ter acesso, por exemplo, à segunda via de uma conta de energia, se deparava com o site falso usando a identidade visual da Equatorial e, ao colocar o CPF, os golpistas acessavam rapidamente o site oficial, pegavam os dados verdadeiros da conta, mas emitiam um código de barras que direcionava o dinheiro pago para a conta dos membros da organização criminosa, e não para a concessionária.
Até o momento, foram apreendidos três veículos, cinco motocicletas, diversos cartões bancários, máquinas de cartões, celulares, notebooks, duas armas de fogo, munições e documentos. A operação continua em andamento, com o objetivo de identificar outros envolvidos no esquema criminosos.

Equatorial se pronuncia sobre a operação:
Nota de esclarecimento
A Equatorial Maranhão informa que tomou conhecimento da operação policial ocorrida nesta sexta-feira (19) que busca combater crimes cibernéticos e que foi coordenada pela Divisão de Investigação e Operações Especiais do Estado do Pará (DIOE), em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Maranhão.
A Equatorial destaca que, sempre que identifica situações envolvendo sites falsos, utilizando de maneira indevida a sua marca, reporta imediatamente aos órgãos responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências.
A Distribuidora reforça ainda que os clientes sempre devem atentar e navegar pelos canais oficiais da empresa. Ao acessar o site da Equatorial, por exemplo, evite a utilização de mecanismos de busca e digite, diretamente no seu navegador, o endereço: www.equatorialenergia.com.br, pois assim seus dados estarão protegidos e seguros.
As situações de sites falsos ou tentativas de golpes devem ser comunicadas para a polícia pelo número 190 e à Distribuidora por meio dos seus canais oficiais.
Por fim, a concessionária ressalta que segue cooperando com as investigações e reforça o seu compromisso de segurança dos dados dos consumidores.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão